Caminhos de Évora

Notícias

notícias seleccionadas pela equipa IDE CIMAC

A equipa IDE CIMAC publica aqui notícias relacionadas com Sistemas de Informação Geográfica, cartografia e áreas afins, que lhe poderão ser úteis.

Atlas OTALEX e Resultados Finais. Já disponíveis para download.

15-11-2011

Atlas_OTALEX

Já se encontram disponíveis para download em www.ideotalex.eu, o ATLAS OTALEX e os Resultados Finais do projecto. O primeiro volume encontra-se organizado em quatro secções: Organização do Território, Cartografia, Meio Natural e Actividades Humanas e apresenta, através de mapas e fichas explicativas, uma parte da informação geográfica disponível na Infra-estrutura de Dados Espaciais OTALEX. O segundo, é constituido pelos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de Web-GIS, Cartografia e Cadastro, Sistema de Indicadores, Universidades, Promoção e Divulgação.

A sua coordenação foi repartida entre a CIMAC e a Junta da Extremadura e a elaboração deveu-se a uma colaboração estreita e conjunta das diversas entidades que participam no Observatório Territorial e Ambiental Alentejo-Extremadura.

Com esta publicação, apresenta-se uma síntese do esforço de harmonização e partilha da informação entre entidades de diferentes níveis de administração: local, regional e nacional, pretendendo-se contribuir, de forma efectiva, para o desenvolvimento sustentável dos espaços rurais de baixa densidade, não só pela definição de estratégias comuns, mas também através da implementação de instrumentos de observação territorial e ambiental transfronteiriços

Iniciado em 2009, como continuação do projecto OTALEX, o projecto OTALEX II, foi co-financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP), e terá a sua continuidade no OTALEX C, ao qual foram adicionados parceiros da região Centro de Portugal (Instituto Politécnico de Castelo-Branco) e da Extremadura espanhola (Diputación de Cáceres) aumentando a área de intervenção do projecto.

 

Encontro Técnico da IDE-OTALEX

03-11-2011

Jarandilla

Nos dias 28 e 29 de Setembro, a Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC participou no Encontro Técnico da Infra-estructura de Dados Espaciais OTALEX II: de GEOALEX a OTALEX C, organizado pela Universidade de Extremadura, em Jarandilla de la Vera, Espanha. Ali foram abordados assuntos como: a cooperação transfronteiriça, a nova versão da Infra-estructura de Dados Espaciais (v.3), o sistema de indicadores e a sua evolução desde o GeoAlex, e os trabalhos nas áreas piloto.

Este encontro teve como propósito a apresentação, no âmbito do projecto OTALEX II, pelos diversos grupos, do estado actual de desenvolvimento dos trabalhos e de como consideram dar continuidade às suas tarefas no âmbito do projecto OTALEX C.

Fez-se um balanço dos trabalhos desenvolvidos no início da colaboração transfronteiriça entre o Alentejo e a Extremadura, em 1997, através do projecto COORDSIG e que continuou através do PLANEXAL (2003-2005), do GEOALEX (2004-2006), e do OTALEX (2006-2007), consolidando a parceria constituída pela CIMAC, Junta da Extremadura, CIMAA, Diputación de Badajoz, Instituto Geográfico Nacional de Espanha, a Universidade de Extremadura e a Universidade de Évora, e pelos parceiros observadores EDIA, CCDR-Alentejo e Instituto Geográfico Português.

Foram também debatidas questões de maior relevo para a continuidade do projecto que se concretizará no OTALEX C, que foi aprovado na segunda convocatória do programa de financiamento POCTEP (2007-2013).

Indo de encontro à Estratégia 2020 da Euroregião EUROACE (Alentejo-Extremadura-Centro), o OTALEX C concretiza a ampliação da área de intervenção do projecto à zona Centro através da integração de dois novos parceiros: o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Diputación de Cáceres.

Este encontro serviu também o propósito da integração dos novos parceiros no projecto e nas acções que terão a desenvolver no âmbito das actividades que integram a candidatura.

 

Os conteúdos neste sítio são da responsabilidade da CIMAC. Todos os direitos reservados, com a excepção de arquivos descarregáveis.

Projecto

  • Projecto PEGLA

Apoio

  • União europeia
  • POCTEP

Web Design

TPWD