Caminhos de Évora

Explorador Geográfico Online

visualizador GeoCIMAC

Aqui encontra um acesso simples e rápido a informação geográfica e aplicações de cariz geográfico. Pode usar estas ferramentas para a sua actividade profissional. Experimente ainda o nosso visualizador web.

Esta aplicação permite visualizar o distrito na forma de mapas, fornecendo ferramentas interactivas para obter uma melhor percepção do que este território tem para lhe oferecer. Para abrir o visualizador numa nova janela, clique na imagem seguinte.

button-abrir_mapa

Ajuda

O visualizador geográfico é uma aplicação típica de infra-estruturas de dados espaciais, focada na visualização e cruzamento de serviços de mapas disponíveis na própria IDE CIMAC ou na Internet. Nesta secção de Ajuda pode encontrar tópicos para facilitar a sua utilização.

Ao clicar numa imagem poderá visualizar uma versão maior.

TOC

toc_thumb

A TOC é o componente à esquerda do mapa, que permite adicionar e remover temas, reordenar os temas, e aceder às propriedades de um tema.

A ordem dos temas define a ordem pela qual estes são desenhados no mapa, e assim, para evitar que um tema seja obstruído por outro, basta arrastá-lo com o rato para uma posição mais acima.

Acedendo às propriedades de um tema pode definir o seu grau de transparência, podendo assim visualizar outra informação que esteja ocultada pelo tema em questão.

Toolbar

toolbar_thumb 

A toolbar principal do GeoExplorador encontra-se no topo do mapa. Esta barra de ferramentas agrega uma série de ferramentas para manipulação do mapa, desde simplesmente mover o mapa, até inquirir os elementos visíveis para obter dados adicionais sobre esses elementos. Tem ainda ferramentas para imprimir o mapa, e para efectuar medições de distância e de área.

Mapa

mapa_thumb

O mapa é o elemento central do GeoExplorador, e foi desenhado com o objectivo de ser o mais genérico possível, possibilitando o cruzamento de temas oriundos de vários servidores em redor do planeta. A única restrição é que todos os temas possam ser desenhados no mesmo sistema de coordenadas. De momento, o mapa do GeoExplorador está configurado para apresentar dados em coordenadas WGS84 (código EPSG:4326), o mais universal, e que é sempre e obrigatoriamente suportado por todos os serviços WMS.

Quando um serviço WMS suporta esta capacidade, é mostrada a legenda de cada tema à esquerda do mapa, na secção Legenda. Note-se que muitos servidores não são capazes de criar as legendas, e assim apenas o nome do tema será mostrado.

Controles de Zoom e Pan

panzoom_thumb 

O GeoExplorador apresenta uma grande variedade de formas de se mover no espaço geográfico. Pode usar apenas o rato - clicar e arrastar o mapa irá movê-lo; um duplo-clique fará um "zoom-in"; a roda do rato permite efectuar zoom-in e zoom-out.

Existem também os botões de direcções no topo esquerdo do mapa, que o movem em cada direcção cardinal - N, E, S, O. Abaixo encontra-se a barra de zooms, que pode arrastar para cima e para baixo, alterando a escala de visualização do mapa. Na parte inferior direita do mapa tem ainda uma caixa de escalas. Escolhendo uma, altera actualiza imediatamente o mapa, redesenhado-o a essa escala.

Finalmente, na barra de ferramentas tem ainda botões que o assistem a mover o mapa: zoom-in, zoom-out, pan (mover); e ainda os botões para regressar à área anterior. Finalmente, existe o botão para visualizar a extensão pré-definida do mapa, com a extensão de todo o Distrito de Évora.

Imprimir o Mapa

print_thumb

Pode imprimir o mapa usando a ferramenta de impressão localizada na toolbar.

É-lhe mostrada a janela de pré-visualização onde pode definir a área e a escala do mapa a imprimir. Pode ainda definir um título e um comentário de texto. Por fim, pode ainda seleccionar o modelo de impressão (tamanho da folha e orientação), bem como a resolução da impressão. Note que as resoluções mais elevadas podem provocar alguma demora no processamento da impressão.

Quando estiver satisfeito, clique no icone da impressora para obter um pdf pronto a imprimir, guardar no disco, enviar por email, etc.

Adicionar Serviços WMS

adicWMS_thumb 

Uma das principais funções do GeoExplorador é permitir que adicione serviços WMS e WFS ao mapa. Pode adicionar serviços da própria IDE CIMAC, ou de outras entidades, quer aqueles que são listados neste site, quer outros que conheça de outros servidores.

Para adicionar um serviço use a ferramenta “Adicionar Temas”. Ser-lhe-á mostrada uma janela onde pode consultar os serviços pré-configurados no GeoExplorador, ou adicionar um servidor de que conheça o endereço. Se for possível contactar o servidor nesse endereço, então ser-lhe-á mostrada a lista de temas que o serviço disponibiliza e pode escolher os que deseja adicionar ao mapa. Pode depois reordenar os temas na TOC de forma a obter a melhor visualização possível. Note que apenas são suportados serviços que apresentam os dados no sistema de coordenadas WGS84 (código EPSG:4326). Em principio, todos os serviços WMS obrigatoriamente suportam este sistema.

De momento, não é possível adicionar serviços WFS. Esta funcionalidade está em desenvolvimento e em breve estará disponível.

Os conteúdos neste sítio são da responsabilidade da CIMAC. Todos os direitos reservados, com a excepção de arquivos descarregáveis.

Projecto

  • Projecto PEGLA

Apoio

  • União europeia
  • POCTEP

Web Design

TPWD